Quais tipos de calças jeans você já ouviu falar? Talvez você até tenha mais de um modelo no guarda-roupa, só faltou identificar qual é.
É importante conhecer a variedade de calças jeans existentes, porque cada modelo tem uma proposta, características específicas e um modo de usar.
Bom, é exatamente isso que vamos te ensinar neste conteúdo hoje.
Aqui você vai aprender a usar e abusar da enorme versatilidade que esses tipos de calças jeans femininas oferecem. Continue a leitura para aprender tudo sobre o tema!
A origem da calça jeans
A calça jeans apareceu pela primeira vez em uma cidade chamada Nimes, no Sul da França, em 1792. Neste tempo, o material usado para confecção dessas peças era conhecido como Tecido de Nimes ou pela abreviação “Denim”.
Em 1851, o material prendeu a atenção de Levis Strauss, industrial teuto-americano que inventou o blue jeans e foi responsável por levar o tecido para os Estados Unidos.
Na época, as calças jeans e macacões feitos com o mesmo material eram usados por mineradores e outros trabalhadores com funções que precisavam de uma certa proteção.
Entre 1920 e 1930, os tipos de calças jeans masculinas ficaram mais famosas por entrarem no mundo de Hollywood, principalmente, por meio dos filmes de cowboys.
Mas foi nas décadas de 1950 e 1960 que essas peças se popularizaram como símbolos de rebeldia e também usadas por hippies, bem como outros movimentos da época.
Em 1980, também foram adotadas por estrelas do rock, cineastas e outras celebridades. A partir daí, se consolidou como um dos estilos mais populares do mundo e teve o auge nos anos 2000 com a ascensão da cultura pop.
9 tipos de calça jeans feminina
Com o passar do tempo e a popularização do estilo, as calças jeans ganharam vários modelos com propostas diferentes.
Esses tipos variam em caimento, tonalidade, modelagem e outros detalhes. Por exemplo, umas são mais retas, enquanto outras são mais ajustadas ao corpo.
Para ficar mais fácil de entender, separamos os principais modelos a seguir para você conhecer:
1. Flare
Esse estilo foi uma grande tendência na década de 1970, mas segue na moda até hoje. Ela é caracterizada por ser mais justa na cintura e ter a barra mais larga.
Na época, também ficou conhecida como boca de sino, justamente por simular um formato desse objeto logo abaixo do joelho.
A calça flare jeans é bem versátil e pode ser usada tanto para looks despojados quanto mais formais.
Leia também: como usar calça flare? Confira 7 dicas essenciais!
2. Skinny
Talvez um dos modelos mais conhecidos dos tipos de calças jeans masculinas e femininas seja o skinny.
Ele é famoso por ter uma modelagem mais justa ao corpo. A ideia é valorizar bem as silhuetas do corpo, independentemente de formato ou qualquer coisa.
3. Pantacourt
A calça jeans pantacourt é um modelo mais curto, que costuma ter o comprimento da barra entre o joelho e os pés. Ou seja, até o meio da perna.
A modelagem dela é mais larga e, normalmente, é utilizada como cintura alta.
É possível combinar esse tipo de calça com uma camisa social feminina, um blazer e um sapato mais formal para usar no trabalho ou em uma ocasião mais formal, por exemplo.
4. Boyfriend
O estilo boyfriend tem como objetivo simular um dos tipos de calças jeans masculinas. Logo, ele é caracterizado por ser mais largo e com um corte reto.
A proposta desse modelo é realmente ficar mais solto no corpo, oferecer estilo e conforto para ser usado no dia a dia.
5. Boot cut
A calça boot cut, como o nome bem sugere, é ideal para ser usada com botas. Isso porque possui a barra um pouco larga, mas nem tanto quanto a da calça flare.
É possível utilizá-la com outros tipos de sapatos, como salto alto, tamanco, entre outros. Contudo, a bota oferece um charme único para criar looks elegantes.
6. Cintura baixa
Esse modelo é ideal para valorizar o quadril e ser usado com diferentes tipos de roupa.
A calça de cintura baixa pode compor looks mais casuais, esportivos ou até mesmo destinados para festas. O truque está em equilibrar com as outras peças para criar um look harmonioso.
7. Mom jeans
Provavelmente, esse é um dos estilos mais clássicos dos tipos de calças jeans femininas. Eles são famosos por terem um caimento reto, cintura alta e pernas alongadas.
São ótimas opções para compor looks de trabalho por serem peças que oferecem muita elegância e sofisticação.
8. Pantalona
A calça jeans pantalona e a calça flare são bem parecidas, porque ambas têm uma barra mais alongada.
Contudo, a pantalona tem uma modelagem mais solta no corpo desde o quadril, enquanto a flare é mais justa e fica larga após o joelho.
No geral, a calça pantalona é bem versátil e pode ser combinada tanto com roupas mais descontraídas quanto formais.
9. Wide leg
Dentro dos tipos de calças jeans femininas e masculinas, também tem a wide leg. Ela oferece um ajuste maior no quadril e uma modelagem mais reta ao longo da perna.
Ou seja, é um estilo mais solto, despojado e moderno. Possuem semelhanças com as calças pantalonas, mas são menos volumosas.
Essas calças são ideais para qualquer tipo de corpo, seja de pessoas mais baixas, altas e por aí vai.
Uma ideia de look é combinar esse tipo de calça com uma blusa mais justa, um salto alto e uma terceira peça, que pode ser uma jaqueta jeans.Fica ótimo para ocasiões mais formais.
Bom, esses são os modelos mais conhecidos das calças jeans. Uma boa variedade, não é mesmo?
Se quiser encontrar essas e outras peças feitas com qualidade e vendidas a preço de fábrica, você precisa conhecer a Via Direta!
Somos uma loja de roupa virtual que tem mais de 30 anos de experiência. Logo, sabemos bem o que está na moda e como oferecer peças cheias de estilo.
Monte looks modernos e charmosos para qualquer ocasião com a Via Direta!
Conclusão
Você já conhecia todos esses tipos de calças jeans? De fato, são peças muito boas para ter no guarda-roupa, porque combinam com praticamente tudo.
E agora que você já sabe mais sobre os modelos, fica mais fácil escolher um para compromissos formais, outro para algo mais casual e por aí vai.
O ideal é sempre entender qual é a vibe do compromisso para escolher peças de roupas adequadas para a situação.
Você pode conferir mais dicas de moda no blog da Via Direta!