Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

9 tipos de calças jeans [Guia completo para encontrar o ideal]

Quais tipos de calças jeans você já ouviu falar? Talvez você até tenha mais de um modelo no guarda-roupa, só faltou identificar qual é.

É importante conhecer a variedade de calças jeans existentes, porque cada modelo tem uma proposta, características específicas e um modo de usar.

Bom, é exatamente isso que vamos te ensinar neste conteúdo hoje.

Aqui você vai aprender a usar e abusar da enorme versatilidade que esses tipos de calças jeans femininas oferecem. Continue a leitura para aprender tudo sobre o tema!

A origem da calça jeans

A calça jeans apareceu pela primeira vez em uma cidade chamada Nimes, no Sul da França, em 1792. Neste tempo, o material usado para confecção dessas peças era conhecido como Tecido de Nimes ou pela abreviação “Denim”.

Em 1851, o material prendeu a atenção de Levis Strauss, industrial teuto-americano que inventou o blue jeans e foi responsável por levar o tecido para os Estados Unidos.

Na época, as calças jeans e macacões feitos com o mesmo material eram usados por mineradores e outros trabalhadores com funções que precisavam de uma certa proteção.

Entre 1920 e 1930, os tipos de calças jeans masculinas ficaram mais famosas por entrarem no mundo de Hollywood, principalmente, por meio dos filmes de cowboys.

Mas foi nas décadas de 1950 e 1960 que essas peças se popularizaram como símbolos de rebeldia e também usadas por hippies, bem como outros movimentos da época. 

Em 1980, também foram adotadas por estrelas do rock, cineastas e outras celebridades. A partir daí, se consolidou como um dos estilos mais populares do mundo e teve o auge nos anos 2000 com a ascensão da cultura pop.

9 tipos de calça jeans feminina

Com o passar do tempo e a popularização do estilo, as calças jeans ganharam vários modelos com propostas diferentes.

Esses tipos variam em caimento, tonalidade, modelagem e outros detalhes. Por exemplo, umas são mais retas, enquanto outras são mais ajustadas ao corpo.

Para ficar mais fácil de entender, separamos os principais modelos a seguir para você conhecer:

1. Flare

Esse estilo foi uma grande tendência na década de 1970, mas segue na moda até hoje. Ela é caracterizada por ser mais justa na cintura e ter a barra mais larga. 

Na época, também ficou conhecida como boca de sino, justamente por simular um formato desse objeto logo abaixo do joelho.

A calça flare jeans é bem versátil e pode ser usada tanto para looks despojados quanto mais formais.

Leia também: como usar calça flare? Confira 7 dicas essenciais!

2. Skinny

Talvez um dos modelos mais conhecidos dos tipos de calças jeans masculinas e femininas seja o skinny.

Ele é famoso por ter uma modelagem mais justa ao corpo. A ideia é valorizar bem as silhuetas do corpo, independentemente de formato ou qualquer coisa.

3. Pantacourt

A calça jeans pantacourt é um modelo mais curto, que costuma ter o comprimento da barra entre o joelho e os pés. Ou seja, até o meio da perna. 

A modelagem dela é mais larga e, normalmente, é utilizada como cintura alta. 

É possível combinar esse tipo de calça com uma camisa social feminina, um blazer e um sapato mais formal para usar no trabalho ou em uma ocasião mais formal, por exemplo.

4. Boyfriend

O estilo boyfriend tem como objetivo simular um dos tipos de calças jeans masculinas. Logo, ele é caracterizado por ser mais largo e com um corte reto.

A proposta desse modelo é realmente ficar mais solto no corpo, oferecer estilo e conforto para ser usado no dia a dia.

5. Boot cut

A calça boot cut, como o nome bem sugere, é ideal para ser usada com botas. Isso porque possui a barra um pouco larga, mas nem tanto quanto a da calça flare.

É possível utilizá-la com outros tipos de sapatos, como salto alto, tamanco, entre outros. Contudo, a bota oferece um charme único para criar looks elegantes.

6. Cintura baixa

Esse modelo é ideal para valorizar o quadril e ser usado com diferentes tipos de roupa.

A calça de cintura baixa pode compor looks mais casuais, esportivos ou até mesmo destinados para festas. O truque  está em equilibrar com as outras peças para criar um look harmonioso.

7. Mom jeans

Provavelmente, esse é um dos estilos mais clássicos dos tipos de calças jeans femininas. Eles são famosos por terem um caimento reto, cintura alta e pernas alongadas.

São ótimas opções para compor looks de trabalho por serem peças que oferecem muita elegância e sofisticação.

8. Pantalona

A calça jeans pantalona e a calça flare são bem parecidas, porque ambas têm uma barra mais alongada. 

Contudo, a pantalona tem uma modelagem mais solta no corpo desde o quadril, enquanto a flare é mais justa e fica larga após o joelho.

No geral, a calça pantalona é bem versátil e pode ser combinada tanto com roupas mais descontraídas quanto formais.

9. Wide leg

Dentro dos tipos de calças jeans femininas e masculinas, também tem a wide leg. Ela oferece um ajuste maior no quadril e uma modelagem mais reta ao longo da perna.

Ou seja, é um estilo mais solto, despojado e moderno. Possuem semelhanças com as calças pantalonas, mas são menos volumosas. 

Essas calças são ideais para qualquer tipo de corpo, seja de pessoas mais baixas, altas e por aí vai. 

Uma ideia de look é combinar esse tipo de calça com uma blusa mais justa, um salto alto e uma terceira peça, que pode ser uma jaqueta jeans.Fica ótimo para ocasiões mais formais.

Bom, esses são os modelos mais conhecidos das calças jeans. Uma boa variedade, não é mesmo?

Se quiser encontrar essas e outras peças feitas com qualidade e vendidas a preço de fábrica, você precisa conhecer a Via Direta!

Somos uma loja de roupa virtual que tem mais de 30 anos de experiência. Logo, sabemos bem o que está na moda e como oferecer peças cheias de estilo.

Monte looks modernos e charmosos para qualquer ocasião com a Via Direta!

Conclusão

Você já conhecia todos esses tipos de calças jeans? De fato, são peças muito boas para ter no guarda-roupa, porque combinam com praticamente tudo. 

E agora que você já sabe mais sobre os modelos, fica mais fácil escolher um para compromissos formais, outro para algo mais casual e por aí vai.

O ideal é sempre entender qual é a vibe do compromisso para escolher peças de roupas adequadas para a situação. 
Você pode conferir mais dicas de moda no blog da Via Direta!

Posts relacionados
Calça capri feminina: versatilidade e estilo para todas as ocasiões!
25 jan

Calça capri feminina: versatilidade e estilo para todas as ocasiões!

Como é possível se vestir com elegância e de maneira confortável no calor? A resposta para esse dilema está na calça capri feminina! Elas são

Vestido para trabalhar: confira 10 dicas essenciais
25 jan

Vestido para trabalhar: confira 10 dicas essenciais

Quando se trata de roupas para o trabalho, os vestidos aparecem como peças coringas que conseguem unir o estilo e o profissionalismo em uma única

Estilo clássico feminino: elegância atemporal e dicas de moda
25 jan

Estilo clássico feminino: elegância atemporal e dicas de moda

O estilo clássico feminino é um dos mais tradicionais e antigos do mundo, como o nome sugere. Ele é ideal para as pessoas que querem

Como usar jaqueta jeans feminina? Veja dicas e inspirações!
25 jan

Como usar jaqueta jeans feminina? Veja dicas e inspirações!

É muito vantajoso saber como usar jaqueta jeans feminina, porque essa é uma peça que pode ser usada em qualquer estação do ano e oferece

Recomendados